SITRICOM - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba
Base Territorial: Teresina, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão e Palmeirais
CNPJ: 11.630.613/0001-29 - Rua Jonatas Batista, 1055 (ao lado do estac. do Verdão)
Centro - Teresina - Piauí
sitricom@ig.com.br
(86) 3222-7123
28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Entidade vem intensificando suas fiscalizações, nos canteiros de obras e indústrias. Além das orientações repassadas aos trabalhadores com o adequado uso dos EPI'S.

Dia 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho, para lembrar as vítimas de um acidente ocorrido numa mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, onde morreram dezenas de trabalhadores. Atualmente, apesar das campanhas mundiais com vistas à prevenção de acidentes deste tipo, continua a haver o descumprimento das normas de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores. Em consequência desse descaso, registram-se hoje no mundo aproximadamente 270 milhões de casos, provocando 2,2 milhões de mortes. No âmbito nacional, de acordo com a Previdência Social verifica-se uma morte a cada três horas de jornada diária.

Segundo a OIT isto representa 1,3 milhões de acidentes por ano, deles resultando 2,5 mil mortes por ano, colocando o Brasil em quarto lugar em relação ao número de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia. As estatísticas indicam que os acidentes de trabalho no país cresceram durante as décadas de 70, 80 e 90, observando-se a partir daí uma diminuição que se manteve até 2007. Tal redução deveu-se à inserção no mercado de grande número de profissionais da área de segurança no trabalho. Por outro lado, a volta do crescimento de acidentes ocorreu em função do rápido processo de desenvolvimento brasileiro que não foi devidamente acompanhado pela importância que deveria ter sido dada às regras de proteção ao trabalhador.

Preocupado com esta situação a diretoria do SITRICOM Teresina tem intensificado suas fiscalizações e denunciado para os órgãos responsáveis, na expectativa de reverter o problema. O trabalhador pode também denunciar através de denúncias anônimas através do WhatsApp: 86 99941-9428 ou telefone: 86 32224306 / 7123.

SITRICOM - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba
Base Territorial: Teresina, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão e Palmeirais
CNPJ: 11.630.613/0001-29 - Rua Jonatas Batista, 1055 (ao lado do estac. do Verdão) Centro - Teresina - Piauí
sitricom@ig.com.br